E os anos 90?

Todo mundo fala da volta dos anos 80 na moda. Dos anos 20, 60, 70. Mas e os anos 90? Desde que a moda começou a buscar inspirações e referências em outras épocas, todo mundo foi direto pra mais de 20 anos atrás. Ninguém quis reeditar algum item, peça ou modismo da década passada. Justo os anos 90, que entrei na adolescência e comecei tentar criar meu estilo pessoal. Foi a época do colegial, onde era moda ser patricinha e usar camisa pólo da Lacoste ou da Ralph Lauren. Foi também a fase em que as grandes modelos de hoje estavam em início de carreira, como Gisele, Alessandra Ambrósio, Isabela Fiorentino, Gianne Albertoni, Ana Hickmann e tantas outras saíam na capa da Capricho, que tinha como editora de moda Amalia Spinardi e diretora da redação, Monica Figueiredo. Ah, como tenho saudades! Ainda mais porque não vejo nada, nem uma matéria, um editorial falando dessa época. Tudo que tenho está na memória mesmo. E como relembrar é viver, alguns destaques dessa década tão esquecida pela moda.

anos 90

Como foi difícil achar imagens pra ilustrar os modismos dos anos 90! E olha que faltou ainda muita coisa, como os frufrus (de amarrar o cabelo) da Pakalolo, a mochila jeans e camurça da Cantão, as pulseiras de corda de piano que a gente usava umas 20 em cada braço, os moletons importados como os da Gap, D&G, os relógios com pulseira de metal elástica, sem fecho, o esmalte café…Grande parte das tendências foram trazidas pelas patricinhas, que se vestiam muito iguais, mas que todo mundo queria copiar… Se a moda é cíclica, em alguns anos talvez os 90 sejam os novos 80 e aí a gente vai ver tudo isso de novo!

42 Respostas para “E os anos 90?

  1. Você acabou de descrever minha adolescência…Será que era uma coisa regional? Cresci em Taubaté, pertinho de SJC, e era exatamente igual. Adorei o post. Beijo!

  2. Olá Barbara,

    Post super original!!! Realmente só vc para lembrar dos anos 90 tão “esquecidinhos”…kkkkkkkk
    Nostalgia em ler a matéria…Túnel do tempo!!!
    Grande beijo!!!

  3. Noooossa Bárbara esse post me fez entrar direto no tunel do tempo kkkkkkk me fez lembrar de tanta coisa menina rs, tipo associar as calças cargo, bailarina (tinha de várias cores), tenis Keds que tinha com situações que vivi na época, muuuito bom…
    bjão

  4. hahahaha ….
    DEMAIS !!!!
    tunel do tempo total….. vc acertou em cheio e me fez sentir saudades daquele tempo ….
    parabens pelo blog !!!!
    estou rindo e relembrando ate agora….
    bjsss

  5. hahaha demais esse post … !!!!!!!
    parabens … me fez lembrar de muita coisa !!!!!

    bjoo ***

  6. Ameeeei seu blog, de paixãão, adoro me vestir bem!
    amo moda, as vezes me acho até fúltil, mas eu não to nem aí.
    quero ficar é linda!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkk
    Parabéns!

  7. nossa, ótimo post, eu usei MUITA bolsa baú na adolescência, achava o máaaaximo!!
    beijosss

  8. e outra, a modelo Cassia Lara pra mim era a mulher mais linda no mundo, babaaaava com ela na Capricho!!

  9. Nossa muito lembrei da minha adolescência…Adorei!!!

  10. Acabei de reviver minha adolescencia: calça bailarina, melissas, bolsas cantao, calça cargos? AMAVAAAA. Calças corsarios, tic tacs, bolsas de costas…
    AMEI ESSE POST

  11. adorei o post!
    definitivamente a década de 90 não é a minha preferida, mas eu adooooro essa onda meio patricinha que existia!

  12. barbaraaaaa!
    amei o post! direto do tunel do tempo…
    mto boooom!
    beijinhos,
    Ciça.

  13. muiiito bacana o post!

    a Cássia Lara tava em todas mesmo. E as pulseiras de corda de piano?eu tinha várias! ehheeh

  14. aliás, por onde andarás a Cássia?

  15. Uhuhuhuhu!!! O post tá tão bacana que até o twitter do Rexona indicou o post!!!
    O povo todo fez um revival da adolescência…Including me!!! kkkkkkkkkkkk
    Barbara, Parabéns pela indicação!!!!!!!!!!!!!
    Bjs

  16. eu lembro desse editorial da capricho!!!
    eu lembro do nome e de todas essas modelos….
    e essa cassia lara era um absurdo de linda, tinha ela em varias paginas da capricho…
    chorei (aloca) pro meu pai fazer uma assinatura pra mim quando tinha 12 anos….só parei nos 17, pra começar a ler nova….hehehe
    adorei o post…
    bjs

  17. As Patricinhas de Bervely Hills é o meu filme favorito dos anos 90! *-*
    OAISAOSIAOSIAOS
    e olha que só tinha 7 anos qndo o filme foi lançado
    usei todas essas calças, melissa, as bolsas..
    ai que saudades da minha infância 😀
    { é pra mim, foi infância, mas eu já era vridada nessas coisas e já amava Backstreet Boys HUSAHSUA}

    beijo ;*

  18. Gente, eu tenho essa exata bolsa Victor Hugo guardada aqui! Será quando que volta a moda, hein? Tou esperando!

    Saudade dos anos 90, êh tempo bão!

  19. Que bom que todo mundo relembrou os bons momentos dos anos 90! Era essa intenção mesmo! Eu vivi muiiiito tudo isso que coloquei no post, eu decorava todos os nomes das modelos, sabia a história dela e realmente a Cássia Lara estava em tooodas as Caprichos possíveis! Só não me perdoo por não ter guardado uma revista sequer, só tenho umas páginas arrancadas…A Capricho era tão boa, que com certeza hoje seria uma super inspiração para vários posts! Bjs!

  20. Bárbara, pra mim, o melhor dos anos 90 já está de volta: o grunge! Camisa xadrez, coturnos…
    Beijão!

  21. Ai Bárbara! Que delícia de post! Nostalgia mode on total!!!
    Outro dia, tipo semana passada, tava passando As Patricinhas de Beverly Hills em algum canal Telecine e eu parei o que tava fazendo pra assistir!!!
    Aqui em BH era a mesma moda, as mesmas manias, os mesmos objetos!!!
    Daqui a pouco será a vez do retorno dos 90!!! Aposto!
    Bjocas!

  22. Aih… que nostalgia, hauha…
    Adorei a matéria, tive quase tudo, até a calça corsário que era horrorosa. Mas eu amava!!!
    Que saudade que deu…

  23. Meu sonho era o moletom de ursinho da Polo!!!KKKK Amei o post!!!

  24. Nossaaaa.ateh hj eu naum acredito que eu USEI calça cargo…rsrs
    Keds idem..incrivel…vc acertou em cheio, muito criativo esse post! adorei
    beijosss linda

  25. Báaa

    Eu ameiii este posttt, nossa vc relembrou toda a minha adolescencia… calça bailarina ahaha – keds, blusa com ursinho da polo genteeeeeeeeeeeeeeeee tudo de bommmmmmm!!!!
    Faz mais uns destes pleaseeeeeee!! eheh
    bjão
    gabi

  26. ahahaahaha QUANTA NOSTALGIA…
    Me vi nesse post… Ahhh faltou também aqueles sapatos TIPO KEDS DE SALTO E PONTA DE BORRACHA..não lembro o nome!!!
    Bj Bj querida.

  27. Adorei o flashback, vc acredita que eu tenho estas Caprichos? Rsrsrsr

    Bjinhos!

  28. Ai, Bárbara!

    Você tirou a Cássia Lara do fundo do baú, hein?! Vale até um post “Por onde anda… Cássia Lara” (minha ideia, vou fazer! hehehe…).

    Mas temos que lembrar de outra que era muito famosa naquela época: Ana Paula Arósio nos áureos tempos de modelo. Lembro que uma época ela até tinha uma coluna só dela na Capricho. Que delícia!

    E a revista Querida então? Eu adoraaaaava!

    Obrigada por me fazer lembrar de momenstos tão bons!

    Beijos e sucesso!!!

    P.S.: Aqui em Brasília a companhia teatral De 4 Naipes apresentou a comédia “De Volta aos Anos 90”. Muitíssimo engraçada!

  29. Guria, ameiiiiii esse post!!!! Nossa, flashback na hora!!! Na epoca do The Look of the Year de 1994, a Cassia arrasou, pegou todas as campanhas e tinha ficado em terceiro lugar no concurso… Em 1994, a gente mal sabia quem era a segunda colocada, uma tal de Gisele… hehe, quem diria, algum tempo depois…

  30. Axho que não se fala muito em 90’s pq eles nunca nos deixaram.. aindo vejo MUITO,MUITO, MUITO disso tudo que tu colocastes ai… sou novinha e na escola os moletons da Gap são tendência desde sempre… Assim como tic-tacs, calças bailarina e outras coisinhas. E que atire a primeira pedra quem não tem uma camisa polo Lacoste…
    Beijão!

  31. Núúúúúuús, tinha calça bailarina uma de cada cor hahaahahahahah! E essa pulseira de corda o taaaaanto q eu tinha! Lembro q tinha até de ouro huahuauhahahua!
    Barbara, como vc lembra de tanta coisa?!?!?! Ameiiiiiii este post!
    Very original!

    Bjo bjo!!!

  32. Gente que post ma-ra-vi-lho-so!!!! Pra ficar idêntico com minha adolscência só faltou mochila da Company, alguém ai lembra???

  33. Que deliciaaaaaa, eu tinha a mochila da LV e mais varias coisitas, que prazer relembrar tuso isso, e as revistas…as modelos…nessa época até eu trabalhava como modelo na elite…hahahaha
    Ameiiii esse post!!!!!!!!!!!Parabéns!!!!!!!!!!!!

  34. Meu deus!!!Eu usei tudo isso!!!
    Minha primeira Capricho tinha a estista Cris Barros na Disney na capa , quando ainda era modelo…

  35. Os anos 90 estão voltando sim: jaqueta jeans, estilo grunge. Tá tudo aí em peso e só pra te informar, o moletom da GAP ainda é hit entre 9 entre 10 adolescentes que vão pra Disney, não que eu goste, né…

  36. tenis keds e bolsa saco ja voltaram na gringa, agora eh soh esperar as brasileiras entenderem isso dnv!

  37. Gente!!! E A COLCCI?!!! Na época o logo era um… Coala? Lembraaaa! Na reestruturação da marca apagaram o coalinha de toooodos os lugares!

  38. Nossa senhora! Me identifiquei muito com este post, e olha que agora eu tenho 17 anos, então eu nasci na década de 90, mas muitas coisas eu usei ainda criança, A calça bailarina eu usava pra ir pra escola, e o tenis keds mamãe só deixava usar pra sair, hahahah. E acho que botava uns 10 tic tacs na cabeça, um de cada cor. Acabei me lembrando de outras coisas, que pelo menos aqui, em Vitória-ES, viraram moda, como as mochilas quer era cheias de camaras de ar, e você tinah que encher, mas elas sempre furavam…
    Parabéns pelo blog
    beijos!

  39. Gente amei o post !! A Cassia Lara era linda eu achava ela demais estava em quase todos as caprichos…Por onde será que anda???
    bjusss

  40. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! Bárbara, quase chorei de emoção! Tudo, tudo isso era meu universo na década de 90!! As fotos desses editoriais, eu lembro que passava semanas olhando tudo de novo… esse cabelinho com aquele plic-plec na cabeça (todas as revistas tinham modelos fazendo biquinhos e com cabelo assim!). Isso era 94 e Cássia Lara estava em absolutamente todas as caprichos e atrevidas, capanha do boticário (com ” preta, preta, pretinha”,música de gilberto gil) tinha até campanha de moda com a mãe dela de uma marca (vc se lembra o nome? esqueci).Eu me maquiava que nem ela, fazia biquinho que nem ela! hahahahha! Os editorias da Capricho, com Amália Spinardi e cia eram editorias dignos de TEEN VOGUE. Muuuuito melhor e muito diferente dos editoriais de hj. Álias, vou logo dizer: a Capricho sempre foi muito melhor, muito mais digna sob a batuta da editora MÔNICA FIGUEIREDO! Gostaria até de agradece-la por ter feito a revista tão bem, por ter aberto meus olhos para a arte, fotografia, e um monte de etc que fazem sentido na minha vida, que moldaram minha personalidade. Mas Bárbara, fiquei lembrando daqueles nossos e-mail sobre a Capricho hahhaha. Seu post foi muito bem vindo. Obrigada por essa grata lembrança =)

  41. Aiiiii muito bom o post!!! Moro em Porto Alegre e aqui tb usávamos mochilas da Company e tênis Reebok botinha colorido! Existiam os mais cobiçados que eram aqueles que só quem viajava tinha. Tipo o verde água, o azul-marinho! hahahah
    Ameiiiiii!

Deixe um comentário

