O que estou amando: estampa Toile de Jouy

Desde o SPFW que não tiro essa estampa da cabeça. Não sabia o nome (até que uma leitora, thanks Sabrina, disse num comentário aqui no blog) mas a estampa é inconfundível: a toile de jouy mostra quase sempre cenas campestres (pode ser floral também), repetidamente, sempre com fundo branco ou off white e desenhos em vermelho escuro, azul ou preto. Mas existem também em marrom, verde e magenta, embora sejam mais raros.

toile de jouy1As fotos acima foram tiradas pelo fotográfo Marcelo Soubhia durante a montagem do SPFW

A Toile de Jouy significa “roupa de Jouy” e é de origem francesa (of course!), da cidade de Jouy-en-Josas (daí o nome) e apareceu no final de 1700. Era muito usada pelos decoradores mas nos anos 2000 ficou bem popular. E já que 2009 é o ano da França no Brasil, provavelmente a gente vai ver muito dessa estampa por aqui. Aí assistindo meus programas de decoração favoritos (!) não é que vejo um quarto com a roupa de cama toda nessa estampa, na cor azul? E o legal é que eles misturaram almofadas com listras azuis e ficou lindo! Agora estou louca por um edredon pra mudar um pouco meu quarto!

toile de jouy2

Além dos obejtos para casa, vi muito dessa estampa ilustrando agendas, porta jóias (lindos), sachês perfumados, toalhas, sem falar na roupa de cama. Gosto do ar antigo que ela remete, lembra a infância. Mais uma mostra de que clássico é sempre clássico, e chique.

8 Respostas para “O que estou amando: estampa Toile de Jouy

  1. Querida Bárbara! Sou A-PAI-XO-NA-DA por toile de de jouy!! Amo tudo que tem essa estampa no mais estilo provençal! Até fiz um post no blog tempos atyrás! Dá uma olhada! http://mynotebookblog.com/2009/02/19/in-love-with-toile-de-jouy/

    Quero muito fazer uma colcha pro meu quarto em toile de jouy!
    Adorei o post! Eu quero essa cadeiraaaaaaaaaa!!😀

    beijos, beijos!

  2. AMOOOOOO DE PAIXÃOOOO!!!!!Gosto tanto que comprei uma mesinha de cabeçeira de madeira super simples e forrei o tampo com toile de jouy…azul turquesa,ficou lindo!!!!

    bjs

  3. Nossa, tb ia morrer sem saber o nome! Vejo muito essa estampa em objetos de decoração e acho chiquérrimo!!

    Queriiida, foi um prazer e super sincero te listar nos meus blogs favoritos!
    Com muita tristeza saí do meu trabalho sim, mas foi por um bom motivo, to indo pra NYC no final do mês pra passar 3 meses estudando moda e, obviamente, arquitetura!
    heheahe sonho antigo!!!
    beeeijos

  4. Essa estampa é super linda! Também não sabia o nome.
    bjooo!

  5. Não sabia o nome também naum…toile de de jouy…até o nome é chic!
    Lindo demais, sofisticado…com uma ar provençal delicioso!
    Vou imprimir esse post tb…vou criar um livro seu aqui Bab…rs

    Linda…inaugurei o blog(muito obrigada pela ajuda, vc é uma fofa)

    http://www.pausaparafeminices.wordpress.com

    beijossssss

  6. Linda, muito obrigada pelo comentário mais que fofo no meu blog!
    Ganhei o dia com o seu elogio!
    Obrigada mesmo
    beijossss

  7. Bárbara:
    ADORO! Tenha ela em meu quarto na cor verde … é linda mesmo!
    Vai ser o pano de fundo lá do blog de tanto que eu gosto! ehheheh! Me aguarde!

    Lindo o post, como sempre!

    Beijo, beijo, beijo!

  8. Meninaaa
    minha sogra tem loja de tecido e ela tem essa estampa em um monte de cores la!!!
    quer que eu veja pra tu?
    let me know…
    Beijaaao

    ps: LINDO O LAYOUT NOVO! Mas aquela imagem antiga do cabeçalho era mais lindaaa

Deixe uma resposta

