A escolha de um curso – de Milão, por Paty

Escolher um curso numa cidade como Milão não é tarefa fácil. A cidade tem uma infinidade de escolas, muitas delas conhecidas e renomadas, porém muitas vezes usam o ‘made in Italy’ para que o curso seja bem visto e na realidade não oferecem o que foi prometido.
Quando me refiro ao ‘made in Italy’, é porque ‘eles’ se gabam disso ao falar do seu produto. E sempre agregam esse valor as escolas. Pois Milão, como bem sabemos, é famosa pelo design e pela moda.
 
Por isso, antes de se matricular numa escola, acho importante conhecê-la. Não só a grade curricular mas também o prédio, os professores, a zona da escola e o principal, as referências. Pois assim os riscos da adaptação são menores e a chance de satisfação com o curso é bem maior. Mas sei que não é facil pegar um avião e ver com os proprios olhos…rsrsr…mas conversar com pessoas que já fizeram o curso, que já estudaram na escola, é uma alternativa barata e ótima.

Fotos do Istituto Marangoni

Das escolas que conheço, a mais conceituada e renomada na área de moda é a Marangoni, com uma infinidade de cursos, a maior parte deles ligados ao design de moda. A escola oferece cursos de verão (de 3/4 semanas), cursos de 1 ano e cursos de formação, de 3 anos. www.istitutomarangoni.it

Fachada da IED em Milão

A IED, na minha opinião é mais voltada ao design, não focando tanto na moda. Apesar de ter excelentes cursos de fashion design e design de jóias. www.ied.it

Accademia del Lusso

Uma escola que oferece muitos cursos voltados para a moda é a Accademia del Lusso. No mês passado fui na escola para conhecer e fiz uma entrevista. Adorei! www.accademiadellusso.com
O famoso Teatro Scala tem álguns cursos bem interessantes como o de maquiagem voltado para o teatro, fotografia de cena, costureira e bordadeira de trajes teatrais. www.accademialascala.it
 Vou contar um pouco da minha experiência e como escolhi o IMB.

Fotos do IMB

Em 2006, estava fazendo minha pós-graduação em Mkt, estava feliz mas queria me especializar em moda, pois a minha paixão não adormecia, não passava. Foi aí que comecei a pesquisar cursos de especialização em Milão, naquela época não sabia bem o que queria na verdade, se acessórios ou outro curso relacionado com moda. Vim pra Milão, com duas entrevistas marcadas, uma no Istituto Marangoni e outra no IED (Istituto Europeo Design), as duas escolas com uma super estrutura, sérias e com uma infinidade de cursos. Porém, para minha surpresa, nenhuma delas me deixou empolgada. Voltei para o Brasil, acabei minha pós-graduação, mas a vontade de vir prá cá me especializar não passava. E o bom é que esta vontade amadureceu e tive tempo de pesquisar outras escolas e achar o que realmente queria fazer: acessórios, mais especificamente bolsas. Pesquisas intermináveis na internet que resultaram na descoberta do IMB (Istituto di moda Burgo) e para minha felicidade tinha um curso de especialzação em acessórios de moda com enfâse em bolsas. Bingo!! Achei!! Este curso que eu queria não era muito comum, na verdade só tinha encontrado na Polimoda em Firenzie, mas o curso era de 2 anos, mais 6 meses de estágio obrigatório. Todo este tempo longe de casa, longe da familia seria impossível para mim. Aí comecei a tirar referências da escola, pedi para amigos (tenho família e amigos em Bergamo, que fica a 30 minutos de Milão) irem na escola, ver o material, a estrutura…depois de tudo isso, escolhi e me matriculei. Estou praticamente acabando meu curso, falta  menos de 1 mês e para receber meu certificado preciso entregar uma coleção de bolsas e sapatos e ser aprovada pela banca. E também todo final de mês tem uma prova, eles dão um tema e o aluno tem que criar um modelo para o tema proposto. Apesar de tudo, estou satisfeita com o curso!!!
Para quem se interessar, www.imb.it. O istituto tem vários cursos na área de moda, desde cursos curtos como 3 meses a cursos de formação, 2 anos.
 
Espero ter ajudado e clareado a idéia de vocês!!
 
Bacione, Paty.

20 Respostas para “A escolha de um curso – de Milão, por Paty

  1. por experiência própria, um curso fora parece sempre convidativo, principalmente em Milão, uma das capitais da moda, mas pressupõe sempre uma série de outras preocupaçõezinhas que não são, digamos, muito confortáveis quando estamos longe de casa, né, Paty? tem que ter coragem, mas ao mesmo tempo é apaixonante “viver” a moda; independente da escolha do curso, Milão proporciona isto.
    Um abração, Paty.

  2. Ola!

    Queria uma dica de escola de cabelereiro em Milão!

    Quero ir para fazer perfeicoamento nessa área, se alguem souber de alguma escola. me mande um e-mail, ou me add no msn.

    Obrigada. Bj

  3. De forma sucinta e clara deu uma aula sobre como escolher um curso fora do país…. valeu pelas dicas, amiga… isso me lembra nossa conversa pelo msn esses dias….
    Quem sabe com vc mais pertinho, eu me anime….
    Mas olha, não esqueci o lance da sociedade….. rsrsrs
    Adorei o artigo e adoro vc!!!! (pena que ambos não é novidade) rsrsrrss
    Bacione!!!!!

  4. Oiii,

    eu estudo na IED e não concordo com o que vc disse sobre a IED ser voltada mais para o design, nao para a moda.. Não é verdade!!! A IED tem 3 escolas aqui, uma só de design, uma só de comunicação e uma só de moda. A de moda é SUPER moda, os meus profs são todos SUPEEEEEEEER profissas das maiores empresas aqui, e eu tô bem satisfeita! A Marangoni é mais nome do que ensino, tenho amigas de lá… mas para estilismo lá é bom mesmo!

    Baciooooooooooooooooo ;)))

  5. Sem dúvida, Elena! Viver a moda aqui, em Milão, já vale todo o esforço (se é que existe taaanto esforço em morar aqui)…rsrrs…essa cidade respira moda!!
    Ah Luiza, nao sei de nenhum curso, mas vou procurar saber e te falo, tá???
    Claro que lembro da nossa conversa, Paula. Será um prazer te ajudar e vc sabe, o que precisar, estou aqui!!! 😉
    Muito obrigada pelas palavras,meninas!!
    Bacione, Paty.

  6. Oi Paty,

    Sou formada em moda, há quase dois anos. Atualmente moro em São Paulo e estou à procura de um curso em Milão, que eu possa estar aprendendo como criar, todos os processos… porque deiferente do que muitos pensam e dizem, para criar não é necessário que “baixe” uma inspiração, e sim, processos e passos a serem seguidos.
    Você saberia me indicar algum ascola e curso nesta área?
    Eu estava pesquisando sobre a Marangoni, mas ainda tenho dúvidas.

    Agradeço desde já.

    Thais

  7. Oi Thais!
    Entao, as escolas que conheço aqui de Milão sao estas (Marangoni, IED, IMB, Academmia del Lusso) foram as que eu citei no post, e são as mais conhecidas também. Acho bacana vc entrar no site e pesquisar, ver se a grade corresponde com as tuas necessidades. Acho que é isso, mas, se precisar de algo mais, me manda um email, ok??
    Bacione e Auguri!!!
    Paty.

  8. Thais,

    nem sei se vc vai ler esse meu comentário pq esse post já faz um tempinho né? Mas vou tentar te ajudar aqui… eu te aconselho a Marangoni pro seu curso, é a mais conceituada aqui em Milão e aprende de tudo, os profs são ótimos! Se não der p ir p Marangoni, vai pra IED, que é a que eu faço meu master, e é ótima tb, eu pelo menos adoro!!!

    bacioo

  9. Oi Paty, não consegui de fato entender o que você se propõe a fazer na área de acessórios pois pelo que pude ver da IMB , é que de fato, os pouquíssimos professores são talentosos, como profissionais, não como professores, diga-se de passagem e pela quantidade de profissionais, este curso nem deveria estar classificado como Curso de Moda ainda mais em Milão que se intitula a capital da moda mas que na verdade o que demonstra é que não passa de um grande magazine, uma feira de informações que já foram vistas em qualquer lugar do mundo.
    Sou professor dos Cursos de Graduação da Escola Superior de Moda Senai- Cetiqt: Design de Moda, Tecnólogo em Modelagem e Figurino e Artes, ministrados no Rio de Janeiro em dois Campus distintos, Barra e Riachuelo. Por isso peço a você que não se deixe influênciar pela impolgação de estar em Milão e de estar neste curso, que foi a coisa mais decepcionante que encontrei na Itália. Infelizmente não tive o prazer de te conhecer, nossas aulas devem ter sido ministradas em dias diferentes, o que eu acho quase impossível pois a instituição só tem duas pequenas unidades em San Babila de desenho e em Porta Venezia de modelagem, correto? Se tivéssemos nos conhecido eu teria sugerido que você conhecesse o Senai pois nós estamos muito a frente deles em qualquer coisa que se relacione a moda e ao ensino da mesma. Estive em Milão para um curso de férias nesta instituição no mês passado, julho, e o que pude identificar. Com todo o talento dos professores de desenho e de modelagem eles não tem a menor noção do que quer dizer a palavra metodologia de ensino mas vamos pular esta parte. O dono do curso O Senhor Burgo, não está preparado pra receber as pessoas de outros países pois é um grosso e mal educado italiano que nem inglês fala. Ora na minha turma tinham alunos do Brasil, da Costa Rica, da Bulgária, da Russia, da Romênia, da Califórnia, de Israel, da África e etc e tal. Um pouco de educação e bons modos seriam muito bem vistos pra essas pessoas que se dispuseram a deixar seus países pra investir pesado, porque como você sabe o curso não foi barato, apesar de que se comparado a Marangone que custa quase o dobro. Sem pensar em estadias, alimentação e outros afins, imagina que custo alto.
    Bom caso interesse tenho um Atelier de confecção em São Cristóvão e desenvolvo a confecção e as modelagens das roupas dos desfiles da Cantão para o Fashion Rio nas duas edições anuais, inverno e verão.
    Se quiser me contate por telefone 021 32347344/ 78558029/ 83538615.
    Boa Sorte e fique atenta com as falsa informações.
    De qualquer forma parabéns pela sua iniciativa, os brasileiros precisam disso para se valorizar mais.

  10. Nao sei se você vai responder porque faz um tempinho né, mas estou muito na dúvida se vou para paris ou para milão..Qual você acha que eu vou adquiri mais informações em termos de cidades, e cursos mesmo para moda?Estou realmente na dúvida.
    Obrigada beijos

  11. Olá Paty !!
    Adorei o seu site, principalmente esse post sobre cursos. É muuuuuito difícil para quem está no Brasil escolher cursos através da internet somente.
    Estou me formando agora em Dezembro na Belas Artes, gostaria de saber se você tem alguma dica de pós graduação em moda ou algum técnico que não fosse focado em estilismo, de preferência na Europa. Será que você consegue me ajudar??
    Obrigada! Bjs!!!

  12. Olá!
    Estou cursando Direito, mas sinto que não é isso que quero fazer, pretendo desistir enquanto há tempo. Gostaria que me dessem informações sobre cursos de graduação em moda em qualquer lugar do mundo, estou disposta a arriscar…
    Estou bastante indecisa sobre minhas decisões, pois além de cursar, já trabalho na área do direito, mas sempre tive uma tendência para moda, só entrei no curso por questões familiares, gostaria que me ajudassem com informações.

    Desde já, agradeço!
    Beijos

  13. oi patty eu sou uma estudante de moda aqui em sorocaba e queria saber sobre alguns cursos de milão quando eu me formar eu estou com planos de estudar lá. eu quero saber mesmo sobre onde se hospedar os preços e saber se vc foi com alguem porq é preciso coragem para ir sozinha.
    espero q vc possa me responder
    bjos
    Ana

  14. olá paty amei tudo que voce escreveu sobre os cursos…gostaria se saber se voce realmente gostou do seu curso de design de bolsas? liguei la pra poder saber mais informações pois tenho interesse no curso! No instituto marangoni tb tem este curso voltado pra design de bolsas? Um abraço e parabéns….você escreve muito bem…

  15. Oiiee
    bom tenho 17 anos to começando a pesquizar tudo sobre a faculdade que quero prestar . E minha escolhida foi o Istituto di Moda Burgo,mais tenho muitas duvidas a respeito . O que faço para começar la ? Primeiro faço cursos de moda no Brasil presto uma faculdade aqui antes , ou la nao é tao dificil estudar moda por ser o Centro disso tudo?
    beeijos Obrigado

  16. Ja sou cabelereira e manicure e gostaria de estar fasendo um curso de aperfeiçoamento fora do pais mais não tenho condiçoes financeiras para isso!
    se caso ouver a possibilidade entrem em contato comigo pelo meu email! Obrigada

  17. Adorei o site,
    acabei de concluir o curso de moda em SP e estou querendo fazer um curso um cuso de posgraduação na Italia.

    Gostraia de manter contato brasileiros que tenham passado por esta experiencia para saber até que ponto vale a pena.

    Como me formei a pouco tempo, tenho receio de não conseguir aproveitar todo o potencial do curso.

  18. ola gostaria por favor que vcs me imdicassem um curso de reciclagem de umms tres dias em milao de cabelo pois vou dia 13 de junho e quero me reciclar por favor preciso urgente da indicaçao do valor em detalhes fico muito grata.

  19. Olá Flor!

    Adorei tudo que vc escreveu! estou muito interessada em conhecer e estudar moda em milão… E em todas as minhas pesquisas na net sobre cursos em milão, vc foi a q mais me ajudou nas dúvidas! amei!

    Vc tem msn? Pode me adicionar para conversarmos mais? Adoraria saber mais da tua vida em milão…

    Bjão!

  20. Olá!
    Gostei muito das dicas que vc deu, me ajudou bastante!
    Queria te perguntar se em algumas dessas escolas que vc citou, se ensinam em francês, pois eu não falo nem inglês e nem italiano…
    Eu quero fazer curso de acessórios, quero aprender a desenhar e confeccionar bolsas.
    Também queria ver se vc sabe quanto seria necessário levar(euros) para um curso de quatro semanas e para um de três meses.
    Obrigada.Márcia.

Deixe um comentário

