Desenhando…

Quem acompanha o blog há um tempinho já percebeu que adoro ilustrações. Já falei aqui de Garance Doré, Filipe Jardim (que tive a super oportunidade de conhecer), de Jason Brooks, Jacqueline Bisset, Fernanda Guedes, além de artistas como Isabelle Tuchband e Beatriz Milhazes. Não é a toa. Desenho desde criança. Ganhei uma caixa de Carand’aché aos 6 anos (se soubesse que eram tão caros, não teria detonado tão rápido!). Fiz vários cursos, com técnicas diferentes, durante anos. Muitos artistas me inspiraram. Menos meus desenhos. Sempre quis ter um estilo mais solto, traços rápidos, nada perfeito. Nunca consegui. Minha mão só consegue desenhar o mais próximo do real, o mais tradicional, que considero um tanto sem graça. Por isso me frustrei muitas vezes e desisti muitas vezes. Hoje estou mais conformada. Depois de conhecer o trabalho de Garance Doré, percebi que ela também desenha reproduzindo suas (lindas) modelos como são de verdade. A diferença (e que faz toooda a diferença) é que ela usa canetinha preta em todo o desenho e só colore (em tons bem fortes) uma ou outra coisa. Ainda chego lá.

desenhos

Comecei a estudar pintura aos 12 anos. Na verdade a gente só fazia reprodução na aula. Não aconselho. Mas foi crucial para eu conhecer as cores e seus sobrenomes (azul da prússia, azul cobalto, amarelo ocre, verde oliva…) e saber misturá-las. Saí do curso (depois de mais de 2 anos) e fui pro desenho, por um mes só, mas com um professor que me fez aprender mais do que um ano estudando. Fiz mais um ou outro curso, até que quis aprender giz pastel seco. E foi onde me encontrei. E foi também que comecei a fazer só rostos e fotos de editoriais de moda. O giz pastel, como o nome diz, tem a consistência de um giz (desses de lousa) mesmo. E aí, com o dedo, você vai misturando as cores e dando suavidade até que o traço feito pelo giz, desapareça.  Nem sei explicar o quanto me identifico com essa técnica. Parece difícil mas não é!

desenhos2

Como sempre, parei depois de um tempo de ir às aulas  e só fui voltar a desenhar depois de uns 5 anos. Foi no curso de moda que fiz no Senac. Foi pegar no lápis e no papel pra pensar: como pude ficar tanto tempo sem desenhar? Como consegui? E acho que foi também uma fase difícil porque não queria mais fazer do jeito que sempre fiz, que sabia fazer. Queria um desenho com estilo. E claro, foi passar as aulas de desenho que parei de novo.

desenhos4

Até que esse ano, com o computador pra consertar por uma semana, voltei ao giz pastel. Fiz quase um desenho por dia. Estava animada. Esses dois aí de cima, fiz no começo do ano. E fiquei feliz com o resultado. Principalmente do desenho aí embaixo.

desenhos3

Mas foi o computador chegar que fui deixando os lápis de lado…é que é preciso muita vontade, paciência, inspiração…Um desenho não fica pronto antes de 3 horas. Aliás, 3 horas também é o limite, mais que isso, a vontade é de jogar fora e começar de novo, de preferência outro. Além da demora de achar uma foto perfeita, aquela que você sabe que o desenho vai ficar tão lindo quanto. Adoro fazer rostos, principalmente beeem maquiados. A maquiagem dos olhos é sempre a parte mais legal de tudo. E fica sempre por último também. O mais difícil? Nariz, com certeza. Mãos, olhos, cabelo (não importa quão bagunçado estejam os fios), nada disso é tão difícil quanto o nariz. Porque ele está ali no meio do rosto, do desenho. Se fica um milímetro pra baixo ou pra cima, muda o rosto inteiro. Se as narinas ficam grandes ou pequenas demais, muda também.

desenhos5

Esse foi o último desenho que fiz, num domingo de bobeira. Foi até que rápido. Talvez ainda coloque um cabelo pra completar o rosto, que ficou estranho com esse fundo cinza, embora na foto esteja assim. Faz tempo que quero incorporar desenhos nos posts aqui do blog, afinal, as revistas de moda do mundo todo estão colocando cada vez mais ilustrações em suas páginas. Já até comprei a canetinha. Quero tentar algo como da Garance, que usa pouca cor – e me inspira todo dia. Talvez um dia eu venda tudo que guardei, emoldure, ou monte uma exposição (falta muiiito) ou fique no mesmo lugar que está hoje guardado. Ou quem sabe, que eu realmente leve isso a sério e faça dos papéis e dos lápis, enfim minha profissão.

About these ads

38 Respostas para “Desenhando…

  1. Ja tinha visto alguns dos seus desenhos pelo twitter.. SAO LINDOS!!!
    Se vc vai fazer disso sua profissão ou nao eu nao sei,mas que da para montar uma exposição, isso COM CERTEZA dá!
    PARABEEEEENS pelos trabalhos… Vc tem muuuuito talentooooo!!!!!

    Bjinhos

  2. Parabéns!! Você é uma GRANDE ARTISTA! Já admirava seu blog, seus textos…mas estes desenhos arrasaram! Demais! Não abandone esse talento e por favor, coloque mais desenhos para que possamos ver sempre.

    Beijos, Alexandra

  3. guria do céu!

    o que sao teus desenhos!!eu to acabando o curso de artes e não chego nem aos pés dos teus desenhos! é uma artista! e o passo pra interpretar é saber desenhar muito bem de observação, e isso tu sabe muito bem!

    queria um dia te conhecer pra trocarmos idéias do mundo das artes(e da moda,claro!) bjãoo

  4. Bárbara,
    Que lindo!
    Meus parabéns!!!
    Vc recebe encomendas??????:)
    beijos,

  5. amo o blog mais nunca comentei!os desenhos são lindos, vc é mt talentosa!!
    beijo!

  6. Menina, quanto talento!
    Adorei demais!
    beijos

  7. nossa!! quanto talento… parabéns!!!!
    mostra isso pro mundo que vc vai ainda mais longe!
    o desenho da Raquel ficou incrível…parece foto!
    bjs

  8. Estou passada com os seus desenhos! Muito muito lindos, com uma suavidade incrível, e tão realistas que alguns parecem foto.
    Parabéns pelo talento e continue treinando, pq eu sei que desenho só se aprimora com treino. E pra chegar à perfeição não tá faltando muito, né?
    Beijos!

  9. Vc me falou que desenhava, mas não conhecia a proporção do seu talento!! Lindos!!
    Bjos

  10. Nossa… sem comentários…
    MULHER!!! SEUS DESENHOS SAO LINDOS!!!

  11. q q eu te disse???
    TALENTO é algo que poucas pessoas têm!!
    e o teu pra desenho é um presente divino!
    com um talento desses, só te digo uma coisa: investe nisso!!!!
    zilhoes de beijos!

  12. Parabéns…
    Mtooo lindo seus desenhos!!!
    Eu super acho q dá pra fazer disso uma carreira sim…o mais importante vc já tem…que é o talento!
    E que vc seja feliz…e se sinta realizada!!!
    Bjos

  13. Bá.
    To PASSADA!!!!!
    Para com essa modestia toda, pois isso é INCRÍVEL, fiquei olhando uns desenhos minuuutos, olhava e pensava : “como pode?”.
    Parabéns mesmo!!!!!!
    Muitos beijos
    Nati

  14. Bárbaraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    pelo amoooooooooooor!!! q desenhos mais lindos!!! estou MARAVILHADA!!!

  15. Adorei as ilustrações, uma artista. A muuuuito tempo atrás eu também desenhava, mas era mais pro lado stylist, roupas, araras.. haha Beeijos

  16. oi, Bárbara, querida! Fazia tanto que não passava por aqui… Agora tô te seguindo e virei sempre que conseguir! Amei os desenhos, sonho conseguir um dia juntar dois traços e criar alguma forma, mas meu talento fica nas cores e pós somente. Seu talento é inegável, invista mais tempo no que vc faz bem, vc merece!

    Beijocas!

  17. Lindos lindos os seus desenhos! Realmente, inspiradores!
    Mostrei pra todo mundo aqui no trabalho, de tão impressionada que fiquei.
    Queria saber desenhar assim. Até desenho bem, mas nunca me dediquei o suficiente. Fico torcendo para que dessa vez a sua vontade fique por mais tempo que as outras vezes. E nos brinde com as obras uma vez ou outra.
    Beijos! ;)

  18. Barbara voce eh incriiiiivel!
    Parabens menina!
    Ilustra teus posts com desenhos!
    beeeijos

  19. barbaraaaaa!
    estou babaaaando… vc tem um talento incrivel, menina…
    os desenhos estão perfeitos!!!!
    não deixa esse talento de lado não… tá?
    muitos beijos e parabeeeens!!!
    Ciça.

  20. Estava lendo a matéria e também tenho que parabenizar seus desenhos!são ótimos!faz mais para o blog, eu adorei!

  21. Nossa, quantos comentários! Caramba…Meninas, super obrigada pelo carinho! A intenção do post era mostrar um pouco como faço os desenhos de moda, como cheguei nessa técnica e o quanto amo essa arte. E claro, porque realmente pretendo começar a inserir ilustrações nas montagens dos posts! Aguardem! Bjs e voltem sempre ao Fashion Gazette!

  22. Putz, estou passada com seus desenhos Bárbara. Muito bons, não deixe de desenhar, você é uma artista. Esse do editorial da elle e do jack vartanian ficaram bem reais. Parabéns.

  23. Oi Barbara!!

    ADORO seu blog! Tem post muito bons!
    A surpresa dos teus desenhos foi maravilhosa e a idéia de inseri-los nos posts é incrível!
    PARABÉNS!

  24. Nem tenho muito o q dizer…estou impressionada mesmo…
    Parabéns
    beijosss

  25. Barbara falando serio!
    se vc quiser vendeu eu super compro … to mantando um ap e seus desenhos ficariam lindos!
    bj e aguardo resposta

  26. parabéns !! os desenhos são lindos, você realmente deve ter um dom para desenhos, um mais lindo que o outro. :)
    hahah, poucos conseguem desenhar assim,
    beijos

  27. Carambaaa…MTO talentosa vc!!Seus desenhos são lindosss!!
    PARABENS!
    bjoooos

  28. Nossa! Você já tem mais do que meio caminho andado pra fazer qualquer tipo de ilustração que você sonha. Eu só queria ter 10% do seu talento aí minha vida já tava encaminhada :D
    Parabéns!

  29. vendeeee!! eu compraria SEM DÚVIDA!!

  30. Tô Boba!

    você é MTO talentosa! benza Deus!
    Acredita em você, mulher, e faz disso profissao, sim!

    voce tem mto futuro!

    achei tudo LINDO!compraria todos..

    beijos
    fica com deus!

  31. Parabens !! Vc é uma grande artista … e muito modesta tb …

  32. AMEIII!!! Sao super lindosss!!
    Arrrrrrrrrasou!!
    Bacione,
    Paty.

  33. Que modestia! Os desehos são perfeeeeeitos! Meu sonho é desenhar assim… quero muito fazer moda, mas em desenho sou um desastre :(

    Parabéns pelo blog liindo
    Beijocas

  34. Nossa que desenhos lindoos! Você desenha muito bem, parabéns!

    visitem o meu blog: http://makemestylish.wordpress.com/

    Beeijos

  35. ameeei
    infelizmente só sei desenhar pessoas-palito
    ;P

  36. Parabéns , nunca tinha comentado mas achei mega justo comentar o quanto vc tem talento para esses desenhos …
    acho que isso deve ajudar vc no layout dos posts que por sinal são ótimos..
    invista nisso
    mas continue com o blog pq todas nós amamos ! :D

  37. Nossssa !
    é realmente incrível a vida que existe nessas ilustrações
    parabéns !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s